WHATSLEFT manifesto

o que

Desenvolvimento do conceito de uma intervenção no espaço público para a disciplina atelier de paisagismo, curso de arquitetura da UNI7.

O objetivo era criar e apresentar o conceito escolhido usando qualquer meio disponível e confeccionar uma maquete física da intervenção ou projeto paisagístico, fruto do conceito.


por que

Quis chamar atenção ao fato de que toda intervenção na paisagem pode ser considerada insignificante diante do fato de termos atingido o ponto crítico da atual crise ecológica global.

Assim, o conceito da intervenção é o exato momento do choque de realidade após termos cruzado a linha tênue do irrecuperável, e as emoções, sensações e sentimentos que esse indivíduo terá de lidar ao se perceber no vazio após a destruição.

como

Além de produzir a maquete física de uma árvore morta, ao lado de um banco quebrado, em frente a um rio poluído expelindo toxinas, produzi também conteúdo audiovisual para preservar o conceito desenvolvido.

Levei meu equipamento de vídeo para as dunas do litoral e me filmei vagando na areia, interpretando reações humanas relacionadas a trauma, perda da esperança, medo, fome extrema e desespero.

Para este projeto, aprendi um pouco de edição de vídeo e utilizei da fotografia, tipografia e recursos de vídeo para melhor comunicar a mensagem do manifesto.


um manifesto

que vê a escuridão e destruição da vida na Terra, percebendo que o bom na humanidade já se foi e encara o fato de que morreremos nesse mundo tão mal tratado sem jamais termos percebido sequer o brilho do que realmente se trata a vida.


um manifesto

sobre a tragédia que é nosso comportamento diante do planeta e o quão ignorante nós somos.


um manifesto

que encara o desconhecido da morte e ilustra o apelo da finalidade, representando o luto por todos os sonhos e projetos interrompidos pela morte anunciada.


"

I need another place

Will there be peace?


I need another world

This one's nearly gone


Still have too many dreams

Never seen the light


I need another world

A place where I can go


I'm gonna miss the sea

Gonna miss the snow


Gonna miss the bees

Miss the things that grows


I'm gonna miss the trees

I'm gonna miss the sound


I'll miss the animals

I'm gonna miss you all


I need another place

Will there be peace?


I need another world

This one's nearly gone


I'm gonna miss the birds

Singing all this songs


I'm gonna miss the wind,

been kissing this so long


Another world


Another world


Another world


Another world

"


música: Another World - Antony & The Johnsons( http://antonyandthejohnsons.com )
data: 2016autoria: João Vidalfotografia: Bárbara Rizzato
agradecimentosBarbara Rizzato:Raphael MedeirosAssis Saraiva